segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como identificar 'Gente Babaca'.

Ao longo de nossas vidas conhecemos pessoas maravilhosas. São aquelas pessoas que nos fazem felizes, aquelas pessoas que ensinam e nos ajudam, que sabem assoviar e que estarão conosco nos piores momentos. Existem também os coadjuvantes. São aqueles cuja importância é equivalente à dos atores que sentam no fundo da cena em A Praça é Nossa. Você sabe que estão lá, interage um pouco, mas no fundo, são irrelevantes.

E existe o terceiro grupo. O dos babacas. A classe "babaca" é completamente heterogênea: eles estão espalhados por aí, em todos os lugares e podem ser seus amigos, inimigos ou coadjuvantes. A semelhança básica e fundamental deles é o dom de serem babacas.

Mas como identificar um babaca?

Os babacas geralmente são assim por natureza e logo na infância já é possível saber. Na escola, babacas não eram aqueles garotos que tinham a lancheira mais foda do Batman nem os que lambiam a mão num bafo-bafo pra ganhar todos os Tazos, como muitos costumam confundir. Os babacas eram aqueles que durante a aula, se você fosse falar alguma coisa, ele levantava a mão e falava "Professora, eu quero prestar atenção mas ele está me atrapalhando" -repare que eu destaquei o "está". Babacas de verdade falam palavras de maneira clara, correta e lenta nesses momentos.

O babaca era aquela criança que tinha TRÊS figurinhas brilhantes repetidas do álbum de Pokémon mas não trocava com ninguém pois ele queria ser conhecido como o garoto radical que tinha 3 Mewtwos. Lembrou deles? Então, eles cresceram. Se você não teve a oportunidade de conhecer um imbecil desses na escola, você provavelmente conhece um agora ou vai conhecer. É tudo uma questão de tempo.

Então, como evitar um babaca?

Aí que está o grande problema, não há prevenção. Você geralmente não identifica um babaca só de olhar pra ele pela primeira vez. Claro, existem as exceções. Se a pessoa está com uma camisa do Restart ou Laranja Mecânica, ela é definitivamente babaca. Mas em geral, você só saberá que o babaca é de fato um babaca quando conviver com ele.

Os primeiros sinais são quando o indivíduo em questão faz piadas das quais só ele ri (geralmente de cunho sexual) e quando ele conversa contigo dando soquinhos ou até mesmo encostando de maneira excessiva [Bonus Track: ele faz "peitinho" em você e acha o máximo]. (Aff que merda, eu faço isso =x)

Como o 1º Ano B - IB é um blog muito carinhoso e gentil, foi criado um Guia Básico de Identificação de Babacas só para vocês. Claro, existem muitos outros não catalogados, mas isso você irá conhecer ao longo da vida, Simba.


#1 - O Babaca dos Aniversários 

Esse é um dos mais comuns. É aquele que anda rápido pela festa, rouba docinhos da mesa do bolo com um sorriso maroto na cara e parece uma porra de um avestruz que tomou ácido e quer curtir o máximo da vida ali. Eles se revelam definitivamente na festa quando em algum momento, todos estão com a atenção voltada para o mesmo lugar, mais especificamente no Videokê. Ele intercala versos de músicas com rimas idiotas que todos já conhecem:

Você: Fazer amor de madrugada...
Babaca: Em cima da cama e embaixo da escada! (gritando)
Você: ...amor com jeito de virada.
Babaca: Primeiro a patroa, depois a empregada! (já em pé e batendo palmas com o seu tio que faz a piada do "pavê ou pacumê?")

Ainda em festas, o babaca gosta de cantar parabéns errado. Ele não segue a letra e fica repetindo "Parabéns pra você" o tempo todo. Não contente, puxa TODAS as variantes de "A-ha, U-hu, ô fulano vou comer seu bolo". O seu tio do "Pavê/Pacumê", obviamente, está sorrindo e cantando junto com ele. (Aff que merda, eu faço isso, também =x)

#2 - O Babaca do Restaurante Japonês

Ao contrário do Babaca anterior, que é também retardado, esse é um babaca-cultura. Ele sabe TODOS os nomes de TODAS as combinações. Mas ele não se contenta em apenas saber de culinária japonesa, ele quer mostrar que inventou a porra do Japão inteiro. Você fala "pauzinho" e ele fica puto porque o nome é Hashi. Ele pede Temakis, Makimonos, Uramakis, Hadoukens, Shoryukens ou qualquer outra coisa que te deixa com vergonha de pedir o "peixinho rosa com arroz embaixo". Nunca vá com um desses inconvenientes a um Japonês. Eu sempre acabo pedindo pro garçom "o mesmo que ele" porque até hoje não aprendi os nomes e nem sei o que eles significam. Sei o que é Hot Filadélfia e ponto.


#3 - O Babaca da Literatura

O Babaca da literatura é um tipinho desprezível. Não se trata de ser apenas babaca, ele precisa ser um babaca soberbo. Quer mostrar para todos que já leu Shakespeare, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Nietzsche e Carlos Drummond de Andrade em livros comprados em sebos, com páginas velhas e em Russo. Porque né... ele AMA ler. Coloca trechos dos livros no MSN, diz por aí que lê vários livros por semana e não tem presente melhor do que um bom e mofado Dostoievski. Ele não encosta em livros do Fernando Veríssimo, Douglas Adams e nem gibis da Turma da Mônica porque pra ele, é livro pra vender.

PS.: O Babaca da Literatura geralmente gosta de Paulo Coelho


#4 - O Babaca Cinéfilo

É uma versão Hi-Tech do Babaca da Literatura. Ele aprecia filmes alternativos e velhos. Pra ele o filme só é bom quando ninguém conhece, é velho, tem um nome escroto ou é simplesmente uma merda. Babaca Cinéfilo de verdade curte Luzes da Cidade, O Nome da Rosa, Moulin Rouge e Helicópteros de Aço na Alvorada Oriental -basta o nome escroto pra ser bom. 

Qualquer filme lançado nos últimos anos, é um lixo para o Babaca. Tropa de Elite, para o Babaca, é a decadência do cinema nacional.



#5 - O Babaca Universitário

Ahhhhh, nada como terminar o post com o grupo mais admirável. Esses são como Galos de Briga. Todos sabem -pelo menos deveriam-que cada pessoa tem suas preferências individuais e, se fazem um determinado curso, geralmente é por vontade própria. Os Babacas Universitários não. Após se enganarem, eles querem convencer os outros de que estão com toda a razão. Vamos representar isso com um diálogo aleatório, sem nenhuma conexão com a realidade e que nunca aconteceu com uma amiga minha:

Babaca: Oi! To sabendo que você passou pra UFRN, né?
Você: Passei sim =)
Babaca: E nego te fodeu no trote? Tipo, vocês foram humilhados?
Você: Não, não. Foi superdivertido. Os veteranos foram todos maneiros.
Babaca: AH. Que merda hein. Teu curso é mó saco.
Você: haha, nem acho. Eu gosto.
Babaca: Deve ser porque é federal hehehe eu faço UNP e sou foda hehe
Você: Bacana.
Babaca: TÁ DE DEBOCHE? VOCÊ FAZ O CURSO QUE VOCÊ QUER ONDE VOCÊ QUER MAS EU FAÇO DIREITO
Você: Uhum...
Babaca: E É UMA DAS MELHORES DO BRASIL, E DIREITO É FODA, E NA CAMA EU ESCULACHO E...

*babaca bloqueado*

Como o Babaca Universitário nunca vai se tocar de que você não dá a mínima pro curso que ele faz, a melhor opção é ignorá-lo.

---

Por hoje é só, espero ter compensado o tempo que fiquei sem postar. Mas é que estou muito ocupado, tenho que ler Paulo Coelho e ver Laranja Mecânica PRA UM TRABALHO DA UNP ENQUANTO COMO MAKIMONOS E TEMAKIS COM MEUS HASHIS POI....

...não, sério. Comentem.
Ah, e eu tecnicamente em partes também sou um babaca xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário