Opa galera, tudo beleza?
Esse post é pra você que entra no computador, olha seu MSN, Twitter, Orkut, Facebook... E caí fora...
Quero tentar mostrar o maravilhoso mundo de Disney, ops, o maravilhoso mundo da programação. Vou tentar dizer umas coisas bem básicas pra você se destacar entre os seus amiguinhos sem cultura. =D
Primeira coisa, seu computador e a internet NÃO SÃO LIMITADOS A ORKUT E MSN... Existem DIVERSAS coisas interessantes pra você fazer em um computador. Basicamente PROGRAMAÇÃO (é, isso mesmo, aquela palavrinha que você só ouviu quando assistiu 'The Social Network', ou para os orkuteiros 'A Rede Social'). Sabe quando você assistiu 'The Social Network' e ficou sem entender algumas palavras como: Perl, Pynthon, SQL, PHP, Oracle, Ruby... Pois é, vamos aprender um pouco sobre esse maravilhoso universo e poder assistir ao filme com um novo ponto de vista, e também aproveitar seu tempo no computador com coisas produtivas, quem sabe essa seja sua futura área de trabalho.
Primeiramente vamos entender como funciona o seu computador (por um ponto de vista bem superficial, se você se interessar pesquise um pouco que você achará bastante conteúdo...), seu computador possui a parte de Hardware (parte física do computador, o conjunto de componentes eletrônicos que fazem seu computador funcionar) e Software (é a parte que instrui a atividade que os componentes devem executar).
Quando você ouve falar de 'Programação' encare como o ato de Programar (fazer ou editar programas, mas é uma área bem mais ampla), programação é como uma conversa que o software tem com o hardware, para haver comunicação é necessário que haja uma linguagem, a Linguagem de Programação.
Basicamente o que um programador faz é estudar (A LOT), para isso é necessário muita dedicação e ter uma noção básica de inglês. As palavras que eu citei (aquelas do filme), são alguns exemplos de linguagens de programação. Com as linguagens você pode criar desde um simples programa ou site, até um OS (Operating System ou Sistema Operacional), Exemplos de OS: Windows, MAC OS, Linux...
O sistema operacional enviará as ações que você ordenar, ao hardware, e o hardware responderá ao sistema operacional que usará o software pra fazer o que você pediu; meio complicado né? Com o tempo você aprende...
Falando um pouco sobre as linguagens de programação, as linguagens são "divididas" em três tipos: de Alto Nível, Médio Nível, Baixo Nível (geralmente linguagens de máquina). As linguagens de Alto nível são mais fáceis de um humano interpretar, porém mais complicadas para uma máquina; e uma linguagem de baixo nível é mais difícil para um humano e mais fácil para uma máquina. Quando você escreve um código em uma linguagem de alto nível o sistema operacional irá traduzi-lo até uma linguagem de baixo nível que será enviada ao hardware, que por sua vez responderá e o OS realizará a ação. As linguagens de alto nível passam por um longo processo até serem reduzidas à uma linguagem de máquina, logo seu processamento será ruim; já uma linguagem de máquina terá um bom processamento. Você deve avaliar o custo benefício do seu código, vale a pena ter muito trabalho para programar em uma linguagem de baixo nível? Ou será melhor programar em uma de alto nível? Eis uma ótima indagação... Pela lógica se escolheria um meio termo, linguagens de médio nível, porém elas não possuem uma ampla biblioteca (em programação quer dizer a quantidade de "coisas" que uma linguagem pode realizar, essa é uma definição bem ridícula para iniciantes, caso vocês se interessem: PESQUISEM xD), ou seja, os programadores preferem as de alto nível.
Já falei muito, em breve farei outros posts sobre esses assuntos, acompanhem o blog e façam a diferença. =D
Deixe-me ver alguns pontos:
ResponderExcluir1-Você fala pra um amigo “orkutizado” que tem um jogo foda,que só precisa colocar o e-mail,e tal.Ai vem ele é pergunta “Serve qual e-mail,o do Orkut ou do MSN”.Sim,isso já aconteceu comigo.
2-Fui assisti “Social Network” com uma galera,passou meia hora de filme e metade da turma já tava cochilando e a outra metade falando pra mim “Que filme chato,parece coisa de nerd”
3-Quando alguém fala em programação a um “leigo”,ele já imagina a pessoa super babaca,sem nada pra fazer,tipo esse cara http://choc.la/iz ,além de pensar comparando programação com hieróglifos.
Não leve a mal,eu não penso assim,mas a massa orkutizada pensa assim.hehe
É exatamente essas coisas que temos que mudar com o tempo, porque como tá, tá foda.
ResponderExcluir